Atividades de análise de gráficos

Análise de gráficos

A leitura de gráficos é uma habilidade essencial para interpretar e compreender informações visualmente representadas. Esses gráficos podem incluir gráficos de barras, gráficos de linhas, gráficos de setors, histogramas e outros tipos de representações visuais de dados.

Ao analisar um gráfico, é fundamental compreender os eixos, rótulos e legendas, pois eles fornecem contexto e informações cruciais sobre os dados apresentados. Por exemplo, o eixo horizontal geralmente representa categorias ou períodos de tempo, enquanto o eixo vertical exibe valores numéricos.

A interpretação de padrões, tendências e relações entre os dados é outra habilidade valiosa na leitura de gráficos.

Como interpretar gráficos

Já que os gráficos estão presentes no nosso cotidiano e foram criados para facilitar o entendimento de uma pesquisa, é muito importante entender como eles funcionam. Interpretar é conseguir extrair mais informações além daquelas escritas à primeira vista.

Veja abaixo uma aula do Prof.Nivaldo Galvão sobre análise de gráficos :

 

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Atividades de leitura e interpretação de gráficos

  1. Uma pesquisa feita com 400 alunos de uma universidade sobre a preferência desses com relação a quatro disciplinas traz: (A) cálculo diferencial, (B) cálculo integral, (C) lógica clássica e (D) álgebra. O gráfico a seguir apresenta o resultado.

Quantos são os alunos que preferem a disciplina de lógica clássica?

a) 120

b) 140

c) 160

d) 180

2) O gráfico abaixo representa o consumo de energia, em quilowatt-hora (kWh), de uma família. Considerando que cada kWh tem um custo de R$0,60, qual foi o valor gasto em energia elétrica no mês de fevereiro?

a) R$55,00

b) R$65,00

c) R$69,00

d) R$72,00

3) Foi feita uma pesquisa com os funcionários de uma empresa sobre o meio de transporte que eles utilizavam para ir ao trabalho. O gráfico a seguir apresenta o resultado dessa pesquisa.

Meio de Transportes Nº de Funcionários
Moto 55
Bicicleta 75
Carro 80
Ônibus 95

Segundo as informações apresentadas no gráfico, a diferença entre o número de funcionários que utilizam os meios de transporte de maior e de menor preferência é:

a) 40

b) 50

c) 60

d) 65